Vertebrados - Novidade no cerrado

10/10/2011 12:15

Novidades no Cerrado

Expedição realizada no Tocantins e na Bahia revela novas espécies de bichos brasileiros

Por: Cathia Abreu, Instituto Ciência Hoje/RJ.

Publicado em 23/06/2008 | Atualizado em 21/07/2010

A cuíca Thylamys karimii pertence à família do canguru e normalmente é encontrada entre os bichos da Caatinga. Ela, porém, foi localizada no Cerrado pelos pesquisadores que estiveram na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (foto: Augustín Camacho/CI).


Volta e meia uma nova espécie de animal é descoberta pelos cientistas. Quando isso ocorre, a notícia logo se espalha e todo mundo fica curioso para conhecer o bicho recém-encontrado. Mas se o interesse já é grande quando a novidade é uma única espécie, imagine o que acontece quando é anunciado que muitas foram localizadas em uma mesma área! Saiba, então, que esse foi o resultado de uma expedição realizada no Cerrado brasileiro, mais precisamente na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins.
 

Veja, em verde, onde fica a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (imagem: CI-Brasil).


Considerada entre os pesquisadores uma das maiores áreas de conservação de Cerrado que existem no Brasil, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins fica entre os estados da Bahia e do Tocantins e abriga centenas de espécies de animais. Para conhecer melhor a fauna de vertebrados local, pesquisadores e alunos de universidades públicas, além de profissionais de duas organizações não-governamentais dedicadas à proteção ambiental – a Conservação Internacional e a Pequi –, passaram cerca de 30 dias na região, entre janeiro e fevereiro de 2008.

“Nosso objetivo foi realizar um inventário das espécies de vertebrados que ocorrem na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, pois trabalhos deste tipo são fundamentais para se conhecer de maneira adequada os animais dessa área”, conta Luís Fábio Silveira, do departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo, coordenador do grupo de ornitologia – o dedicado ao estudo das aves – da expedição.

O resultado desse trabalho não poderia ser melhor: centenas de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes, muitos deles vistos pela primeira vez na região, foram catalogados. Além disso, muitas espécies até então desconhecidas pelos cientistas foram encontradas. “Pelo menos quatro espécies de peixes, duas de lagartos e uma de ave foram descobertas. A maior parte do material coletado, entretanto, ainda está sob estudo, o que pode levar a novas descobertas”, conta Luís Fábio Silveira.

 

O lagarto do gênero Bachia é uma das novas espécies descobertas durante a expedição (foto: Miguel Trefaut Rodrigues/CI).


Portanto, olho vivo nas reportagens. Afinal, com os dados coletados na região, certamente os pesquisadores trouxeram muitas novidades sobre o Cerrado e sobre a fauna brasileira, que vão virar, possivelmente, notícia no futuro.
 

Responda as questões no livro de visitas:

1. Em que lugar do brasil foram feitas as expedições?

2. Como se chama o coordenador do grupo de ornitologia?

3. Quantas espécies foram descobertas no parque?

4. Com  o auxilio da internet pesquise algumas caracteristicas dos peixes e anfibios.