quimica do banho

24/06/2013 13:57

Atividade 1-Analisando e discutindo charges

Observe as duas tiras abaixo:

T Mônica banho animais

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_n-NVlIhuID4/SxQTY0886NI/AAAAAAAADos/QGeqHCEO2Jg/s1600/Tirinha.gif. Acessado em 10/05/2011.

 

T mônica Banho

Fonte da imagem: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira284.gif. Acessado em 10/05/2011.

A dupla deverá discutir as questões abaixo em relação as tirinhas, digitar o editor de texto e enviar no link abaixo

  • Quais são os aspectos comuns às duas tirinhas?
  • Qual é o significado do banho para cada um dos diferentes personagens?
  • Quais são as diferentes formas de tomar banho?
  • Que produtos químicos usamos durante o banho?
  • Quais são as funções desses produtos químicos?
  • O banho é importante para a saúde? Por que?

 

 

Atividade 2- Estudo de texto

A dupla deverá primeiramente fazer uma leitura do artigo da revista super ineressante link abaixo

super.abril.com.br/ciencia/reacoes-bom-dia-quimica-presente-atividades-dia-a-dia-439756.shtml. Acessado em 24/06/2013.

 

cascão odores

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_TxgHzQSP3KM/SjhLon5UFjI/AAAAAAAAAvU/1wuI_BG0V00/s320/cascao6.jpg. Acessado em 10/05/2011.

Primeiramente todos deverão ler o texto inteiro.

Após a leitura a dupla deverá fazer uma ilustração de uma parte do texto, em seu computador UCA, utilizando o software de desenho "Tux Paint"

O texto pode ser dividido em 4 partes que se referem a reações químicas envolvidas na ação: i) dos sabonetes/sabões; ii) xampus e condicionadores; iii) desodorantes; iv) pastas de dentes.

Após a realização dessa atividade, cada grupo de alunos deverá apresentar sua ilustração feita no KPaint aos demais, explicando o conteúdo estudado através dela.

 

 

Atividade 3 - Pesquisas em grupos

Fazer a leitura de todo o texto e, em seguida, registrar aquilo que considerar mais importante. Posteriormente, a dupla discute os apontamentos de cada um e elabora um texto que sintetize os destaques feitos individualmente. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, o KWord.

sabão cascão

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_gFH2VP8yxQw/SowscoB5gKI/AAAAAAAABZM/2XpYF_cvDUc/s400/cascao.gif. Acessado em 10/05/2011.

Temas a serem pesquisados.

1- Propriedades químicas dos componentes do creme de barbear.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

2- Propriedades químicas dos componentes do sabonete.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

3- Propriedades químicas dos componentes do xampu.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

4- Seis Produtos perigosos que usamos todos os dias

Disponível em http://super.abril.com.br/blogs/planeta/6-produtos-perigosos-que-usamos-todos-os-dias/comment-page-1/. Acessado em 10/05/2011.

5- Beleza sustentável.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_245338.shtml?func=2. Acessado em 10/05/2011.

6- Por que o sabonete limpa?

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-sabonete-limpa. Acessado em 10/05/2011.

7- Água do mar não limpa ninguém.

Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/agua-mar-nao-limpa-ninguem-438026.shtml. acessado em 10/05/2011.

 

Na próxima semana as duplas deverão presentar as suas atividades para toda a sala.

 

Envio da atividade