Ecologia

18/04/2012 19:45

 

A importância da ecologia 

O homem é considerado o maior degradador no sistema ecológico, pois interfere no ecossistema através de suas atitudes e de seus lixos poluentes, por exemplo, na fabricas há a utilização de produtos químicos, esses produtos exterminam os insetos viventes que por sua vez não transportavam o pólen das plantas, dificultando o ato de se reproduzir. 

Os componentes do ecossistema


Um ecossistema é constituído por componentes abióticos (sem vida) e por componentes bióticos (seres vivos). 

Dos fatores abióticos podemos citar os compostos orgânicos, sais minerais, temperatura, luz, umidade, etc. 

Os fatores bióticos se dividem em: produtoresconsumidores e decompositores

Produtores: representados pelos organismos autótrofos (seres que podem produzir seu próprio alimento, transformando substâncias simples em compostos ricos), podemos citar os clorofilados no qual transformam energia solar absorvida em energia química. 

Essa transformação é realizada através da equação abaixo: 



As angiospermas (plantas que possuem frutos englobando as sementes e produzindo flores) representam os organismos produtores em ambientes terrestres. 

As algas (fitoplâncton) representam os organismos produtores em ambientes aquáticos. 

Consumidores: representados por organismos heterótrofos (seres que não produzem o seu próprio alimento). Os consumidores podem ser: primários (consomem nutrientes dos produtores), secundários (são carnívoros e consomem nutrientes dos primários) e terciários (consomem nutrientes dos terciários), e assim por diante. 

A posição dos consumidores dentro de um ecossistema pode variar, como por exemplo, no caso dos onívoros, que se nutrem através de vegetais e também de animais. 

As bactérias e os fungos toleram a reutilização da matéria, são denominados decompositores

 Conceito de ecossistema 

Considerado como uma entidade única, o ecossistema é formado por relações entre os seres vivos e o meio ambiente, organizados em produtores, decompositores e compositores, na qual obtemos os fabricantes físicos e os fabricantes químicos, ou seja, o fator físico designa os abióticos e os químicos os bióticos.



Floresta, lagoa, água, aquário, a água aparente do mar são considerados ecossistemas.



O ecossistema absorve água e gás carbônico da atmosfera liberando oxigênio e alimentação, caso este cronograma não seja cumprido pelo ecossistema o ambiente perderá sua igualdade de forças. 

Os animais viventes no ecossistema possuem a sua função, por exemplo, os vegetais precisam dos insetos para a passagem do pólen, caso não haja a espécie necessária de insetos os vegetais se extinguem. 

 

Os conceitos de hábitat e nicho ecológico 

Hábitat é o nome usado para indicar o lugar onde um determinado animal vive. 

Nicho ecológico é uma expressão usada para designar a função do organismo dentro do organismo. 
 

 

O nicho dos organismos proporciona a descoberta de seu habitat, sua alimentação, se são ou não presas e sua reprodução.



Quando encontramos algum inseto vivendo em uma planta, esta representa o seu habitat natural, ao observamos seus alimentos, sua forma de reprodução e seus costumes, estamos nos referindo ao seu nicho ecológico. 




O nicho é construído somente pelo organismo, o habitat não, podendo ser reconstruído por seres humanos, por exemplo, os cativeiros, assim o homem pode proporcionar ao animal uma vida em seu ambiente natural.



 Os níveis de organização em ecologia 


População: organismos da mesma espécie que povoa um mesmo território. 


População de gramíneas em um campo



Comunidade ou Biocenose: é um conjunto formado por populações de espécies distintas que compartilham o mesmo território.



Ecossistema 

Assim como uma célula pode ser considerada a unidade fundamental da vida, os ecossistemas podem ser considerados a unidade fundamental de estudo da ecologia. 

O ecossistema é constituído por organismos e pelo meio ambiente em que vivem, é onde ocorre a relação dos seres entre si e com o meio. 

Como já vimos, podemos encontrar dois componentes dentro do ecossistema: biocenose e biótopo

A biocenose, também conhecida como comunidade biótica é o fator vivo do ecossistema. Conjunto de todos os seres vivos que interagem em uma certa região.




O biotópo ou abiótico é o fator físico do ecossistema, ou seja, que caracteriza o meio, onde os organismos vivos se desenvolvem. Conjunto de todos os fatores ambientais que atuam diretamente no mundo vivo. Os indivíduos euribiontes são capazes de tolerar amplos limites de variações das condições do meio onde vivem. Já os estenobiontes, apresentam limites de tolerância baixos. Alguns destes fatores são: temperatura, luz e água. 



Biosfera 

Agrupamento dos ecossistemas da Terra. 

 

Com base no texto acima responda as questões abaixo na menu respostas:

1 - De que maneira o homem pode interferir no sistema ecológico?

2- Cite exemplos de fatores bióticos e abióticos.

3 - De que é constituido um ecossistema?

4- Defina os seres vivo que fazem parte dos decompositores, produtores e consumidores.

5- O que é um ecossistema?

6 -  O que é habitat e nicho ecológico?

7- O que faz parte do nicho ecológico de um animal?

8 - Defina comunidade e ecossistema.

9- Defina biosfera.

Obs: Após enviar as respostas no livro de visitas, salve uma cópia no seu computador.