As leis de Newton

10/10/2011 12:36

As leis de Newton

Princípios formulados por Newton ajudam a entender a física do dia-a-dia

Por: Aline Pereira, Instituto Ciência Hoje/RJ

Publicado em 05/12/2001 | Atualizado em 09/08/2010

Isaac Newton era uma pessoa de poucos amigos e não gostava de compartilhar seus conhecimentos com qualquer um. As idéias borbulhavam na sua cabeça, mas ele se continha. Tanto que só resolveu divulgar suas descobertas no ano de 1686, quando publicou em três volumes suas teorias e experimentos. Isso aconteceu vinte anos depois de ter formulado três leis que explicam o movimento dos corpos. Elas se tornaram tão famosas e importantes que são indispensáveis no ensino da física e no nosso cotidiano. Mesmo que você ainda não tenha se dado conta, as três leis de Newton estão presentes em seu dia-a-dia. Quer ver?

Imagine a situação: você entra em um ônibus e senta-se em um banco qualquer. Depois de um algum tempo, o motorista freia o veículo bruscamente. Seu corpo é lançado para frente. Você acreditaria se afirmássemos que existe uma força invisível atuando sobre seu corpo? Pois Newton descobriu que um corpo (ou objeto) parado ou em movimento tende a permanecer assim até que uma força modifique seu estado. Sentado no ônibus você está se movimentando com a mesma velocidade do veículo. A freada faz com que o ônibus pare, mas você tende a continuar em movimento -- por isso seu corpo vai para frente.

newton5.jpgAssim, de acordo com a primeira lei de Newton -- ou lei da inércia --, os corpos permanecem em repouso ou continuam se movendo em linha reta na mesma velocidade, a não ser que uma força externa atue sobre eles.

Mas será que todas as pessoas e objetos "sentem" essa força invisível da mesma forma? Newton descobriu que não. Segundo ele, o efeito de uma força depende da massa do corpo em que ela atua. Vejamos um exemplo que ajuda a entender o pensamento de Newton: dois veículos de massas bem diferentes estão enguiçados na estrada. Qual é mais difícil empurrar: um carro ou um caminhão?

Em relação ao carro, o caminhão necessita de uma força bem maior para começar a se mover, tanto é verdade que uma única pessoa consegue em certos casos empurrar um carro. E um caminhão?

 

Massa
O que chamamos no dia-a-dia de peso é, na verdade, uma grandeza que os físicos denominam massa de um corpo. Quando subimos numa balança, o mostrador indica a massa e não o nosso peso, como estamos acostumados a dizer.


Foi a partir de observações semelhantes que Newton concluiu que a força depende da massa. Quanto maior a massa de um objeto, maior a força necessária para acelerá-lo ou freá-lo. Esta afirmação ficou conhecida como a segunda lei de Newton.

A terceira lei de Newton você também já vivenciou e talvez ainda não tenha notado. Para tirar a prova, que tal um pouco de atividade física? Um jogador de vôlei treina para o campeonato, mas ao sacar a bola, o esportista erra: ela bate na rede e volta.   

Aí está a última lei de Newton: a toda força de ação corresponde uma força de reação de intensidade igual e sentido contrário. Essa lei ajuda a explicar outra descoberta do cientista: a teoria da gravidade, que é o tema da conclusão deste texto!

 

Responda no livro de visitas:

1. Como se chama a primeira lei de newton? Cite um exemplo.

2. Para que uma força atue em um corpo ela depende do que?

3. Explique a segunda lei de Newton.

4. Explique a 3ª lei de Newton.