Aquecedor solar com garrafa pet Verdade ou mito

02/10/2012 14:57

 

Aquecedor solar com garrafa pet

Verdade ou mito

 

Basta colocar as palavras aquecedor solar e garrafa pet no google que inúmeros sites sobre esse projeto aparecem. No entanto muitos céticos duvidam que o projeto funcione, alguns sites dizem que água chega a 38º no inverno e que chega a 65º no verão.

Isso no deixou (eu e os alunos) curiosos sobre o funcionamento do sistema e a economia real, pois é muito dificil encontrar dados concretos e detalhados sobre o sistema.

Por isso foi montado um sistema de aquecimento solar com garrafas pet pelo professor Altair Orlando da Costa, não foi possivel nesse momento montar o sistema na escola por dificuldades técnicas.

O objetivo do projeto é durante os meses de julho e agosto anotar todas as informações sobre o sistema como temperatura dos coletores, da água da rede, temperatura ambiente, números de garrafas e capacidade do reservatório e o gasto de energia com o sistema e sem.

Com os dados em mãos os alunos irão trabalhar com essas informações na construção de gráficos e no valor real da economia desse sistema.

Em breve colocaremos a disposição de todos o link para o projeto compreto e os primeiros dados coletados sobre o sistema.

 

 

O sistema no momento é formado por 84 garrafas, o projeto final preve a colocação de 168 garrafas

O reservatório tem capacidade para 150 litros, o isolamento com manta de aluminio garante água quente até a noite